BIOPSIA DE PELE

BIOPSIA DE PELE

 

A biopsia consiste na retirada de uma pequena parte da pele para que seja analisada, a fim de diagnosticar doenças, como uma dermatose ou até mesmo o câncer de pele.

Este procedimento é indicado para o diagnóstico de doenças que causam alterações morfológicas, como neoplasia e hiperplasia, avaliação e extensão da lesão ou do resultado de um tratamento e também para estabelecer o grau histológico de malignidade de neoplasia.

Durante o procedimento, é aplicada uma anestesia local, de acordo com a indicação médica.

Aplicação

Este procedimento pode ser feito de diferentes maneiras: - Shaving: com o auxílio de uma lâmina ou bisturi, o dermatologista retira uma pequena amostra da pele, deixando uma cicatriz achatada; - Punch: o dermatologista perfura a pele com um aparato redondo e cortante, que retira uma coluna do tecido para posterior análise.

Onde é feito

A biopsia é um procedimento simples, mas que deve ser executado com extrema cautela e precisão. Por isso, não tente fazer este procedimento em casa, pois existe o risco de causar hemorragias e até infecções, causando ainda mais estragos à sua pele. Procure um profissional habilitado, como o dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Assim, você pode ter o resultado desejado minimizando os riscos e realizando o procedimento de forma segura e com toda a orientação.

Duração

Para o procedimento por shaving, a cicatrização acontece entre 3 e 4 dias, já o método punch pode levar de 5 a 14 dias, de acordo com o local e do diâmetro do aparelho utilizado para a coleta.

Recuperação

A recuperação é rápida, e varia de acordo com o método de coleta utilizado.

TIRE SUAS DÚVIDAS