BROTOEJAS

BROTOEJAS

 

A brotoeja é o nome popular de uma doença que se chama miliária, muito comum em bebês e crianças, mas também pode acometer adultos. É causada pela obstrução dos ductos das glândulas sudoríparas, que eliminam o suor na pele.

Os sintomas são, em sua maioria, pequenas vesículas de água sobre manchas vermelhas na pele, que podem coçar, e surgem principalmente em situações que causem sudorese excessiva. Ambientes quentes, pouco arejados, sol, atividade física excessiva são situações que podem precipitar a brotoeja. Além disso, o uso de  substâncias químicas (bronzeadores, óleos, alguns cremes gordurosos) também pode ser responsáveis por causar obstrução dos poros glandulares.

As regiões mais propensas a apresentar essa dermatite são axilas, virilhas, tronco, região de dobras no pescoço em bebês e áreas nas quais há fricção da pele.

Tratamento

O tratamento vai depender da extensão e característica das lesões, bem como da idade do paciente. Algumas dicas para amenizar as lesões:

  • Deve-se manter o paciente em ambiente arejado, bem ventilado, com ar condicionado, para evitar o calor;
  • Usar roupas leves, de algodão, evitando tecidos sintéticos ou que fiquem apertados na pele.
  • Compressas frias de chá de camomila podem acalmar as lesões e aliviar a coceira
  • Evitar cremes ou pastas muito oleosas

Na maioria das vezes, as lesões desaparecem espontaneamente; caso persistam, deve-se recorrer ao dermatologista, para realizar o tratamento adequado.

TIRE SUAS DÚVIDAS