FOLICULITE

A foliculite acontece quando há uma inflamação nos folículos pilosos, que podem causar infecções por bactérias ou fungos, cicatrizes e até a perda permanente do cabelo. Surge como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos, causando coceira e dores.

A foliculite pode ser:

– Superficial: afeta a parte superior do folículo piloso, causando pequenas espinhas vermelhas, pele avermelhada e inflamada, coceira e sensibilidade;

– Profunda: forma furúnculos, grandes áreas avermelhadas, lesões com pus amarelo, coceira e, em alguns casos, dor intensa.

Na área da barba pode surgir a pseudofoliculite da barba, que ocorre quando o pelo cresce, encurva e penetra na pele novamente, provocando inflamação com bolinhas avermelhadas locais. Isso é decorrente de uma má prática depilatória, aliada às características dos pelos, sendo os pelos curvos os mais sucetíveis, presentes geralmente na pele negra.

O diagnóstico é clínico, e o tratamento varia: casos leves geralmente se curam sozinhos, ou podem necessitar de antibióticos tópicos. Já casos mais extensos, persistentes ou recorrentes podem exigir, além do tratamento tópico, o uso de antibióticos orais. Epilação a laser também pode ser indicada.

Seguem algumas dicas para evitar a Foliculite:

Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a foliculite.

Evitar lavagens antissépticas rotineiramente, pois deixam a pele seca e eliminam as bactérias protetoras.

Manter a pele hidratada.

Tomar cuidado ao fazer a barba, usar gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas e evitar cortes.

• No caso da pseudofoliculite da barba, o mais indicado é usar barbeador elétrico.
  • Barbear-se sempre no sentido do pelo, e não contra o pelo