HANSENÍASE

A hanseníase é popularmente conhecida como lepra, uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas.

A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase.

A maneira como ela se manifesta varia de acordo com a genética de cada pessoa, afetando principalmente a pele e os nervos.

A suspeita dessa doença é feita pela equipe de saúde e pelo próprio paciente. Atente para os seguintes sinais e sintomas:

Sinais e Sintomas

Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil.
• Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros
• Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração
• Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações
• Dor e espessamento nos nervos periféricos
• Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés
• Caroços no corpo
• Pele seca
• Olhos ressecados
• Feridas, sangramento e ressecamento no nariz
• Febre e mal-estar geral

O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através me medicamentos orais. Varia de seis meses nas formas paucibacilares a um ano nos multibacilares, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão durante o tratamento e o paciente pode conviver em meio à sociedade.