HEMANGIOMA

Hemangiomas são formações tumorais benignas de capilares e vasos sanguíneos, visíveis na pele como manchas ou tumorações com coloração vermelha ou roxa, que podem causar alterações estéticas. Dependendo do tamanho e localização, podem representar algo mais grave, causando sangramentos, distúrbios de coagulação e compressão de órgãos vizinhos. Dificilmente um hemangiona se transforma em uma lesão maligna.

São comuns na face. no couro cabeludo e tronco, os tratamentos variam de acordo com o tipo de hemangioma.

Hemangioma infantil:

As lesões podem raramente estar presentes ao nascimento, mas praticamente todos os hemangiomas estão visíveis ao final do primeiro mês de vida.

As lesões de pequenas dimensões e não ulceradas, aquelas que não apresentam risco de comprometimento estético e não prejudiquem o funcionamento de um órgão, podem ser simplesmente acompanhadas em intervalos regulares. A droga mais empregada atualmente para os casos que requerem tratamento são betabloqueadores orais (propranolol). Caso haja indicação de tratamento, o que é determinado pelo médico, ele deve ser iniciado o mais precocemente possível, já que os hemangiomas atingem 80% do seu volume total nos primeiros quatro meses, e deve ser mantido durante todo o primeiro ano de vida. Outros métodos que podem ser utilizados incluem os betabloqueadores tópicos (colírios), lasers, corticoides orais e cirurgia.

– Em lesões menores e menos graves, como angioma rubi, operações com eletrocoagulações ou uma excisão são suficientes;

– Lesões maiores podem necessitar de enxertos para sua correção;

– Cirurgia a laser é uma opção em casos graves, onde o procedimento cirúrgico é mais complicado.