LASER FRACIONADO

LASER FRACIONADO

O tratamento com laser fracionado (laser CO2, laser NdYAG 2940nm) provoca pequenas colunas de coagulação na pele, sem remover a epiderme, permitindo uma recuperação rápida com mínimos efeitos colaterais. Dessa forma, estimula o colágeno, reduz flacidez e melhora a aparência de rugas finas e profundas. O estímulo de colágeno se dá ao longo dos meses após o procedimento, quando se percebe uma pele mais bonita, lisa e rejuvenescida.

É indicado para o rejuvenescimento da pele, remoção de estrias, cicatrizes – especialmente provocadas por acne -, e também para o tratamento da flacidez. É  um dos melhores métodos para o tratamento de rugas, já que atua profundamente na derme, estimulando colágeno

Preparo da pele pré-tratamento:

Protetor Solar deve ser aplicado diariamente na face por no mínimo duas semanas antes do procedimento;

É recomendado uso de medicamento antiviral, a ser iniciado no dia anterior ao procedimento, e mantido por cinco dias após, para evitar infecção por herpes vírus;

Pacientes com maior risco de hiperpigmentação devem aplicar agentes clareadores e despigmentantes por, no mínimo, duas semanas, preferencialmente 4 a 6 semanas antes do resurfacing laser.

APLICAÇÃO

O procedimento com laser fracionado deve ser feito em consultório. Há aplicação de creme anestésico uma hora antes do procedimento. Os seus olhos serão protegidos com um óculos durante todo o procedimento.
É possível sentir dor e sensação de calor local durante o procedimento, que é bem tolerável.

COMPLICAÇÕES

As complicações com o uso do laser fracionado podem incluir hiper ou hipopigmentação (manchas), cicatrizes, formação de mília e dermatite de contato irritativa aos agentes tópicos utilizados no pós-tratamento. Pacientes que já tiveram herpes podem ter a reativação do vírus.

Você deve procurar um profissional habilitado para realizar este procedimento, o dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Assim, você pode ter o resultado desejado minimizando os riscos e realizando o procedimento de forma segura e com toda a orientação.

CONTRA-INDICAÇÕES

Pele morena e negra;
Pacientes com tendência a cicatrizes queloides;
Portadores de vitiligo, lúpus e outras doenças fotossensíveis;
Pacientes com história de herpes vírus e infecções na pele;
Pacientes em uso ou com uso recente de isotretinoína;
Pacientes com problemas de cicatrização.

DURAÇÃO

Dependendo de seu objetivo, serão necessárias de 2 a 5 sessões para realizar o procedimento, que levam entre 40 minutos e 1 hora cada. A melhoria da pele é duradoura, mas como envelhecimento é um processo constante, poderão ser feitas novas avaliações de 6 meses a 1 ano, para verificar a necessidade de um novo procedimento.

RECUPERAÇÃO

Após o procedimento, é comum que você apresente vermelhidão e inchaço na pele. O edema pode durar até 15 dias, e a vermelhidão, até 30 dias. Você pode ter uma sensação de queimação logo após o tratamento, que é passageira; eventualmente coceira pode ocorrer. Todos esses efeitos indesejados são minimizados com as orientações abaixo:

Para reduzir o aparecimento do inchaço, recomenda-se dormir com o encosto elevado, principalmente nas duas primeiras noites;

Aplicação de compressas de gelo no primeiro dia pós aplicação também podem ajudar a reduzir o inchaço;

Evitar água muito quente na região tratada durante o banho;

Evitar spray de cabelo, perfumes enquanto a pele ainda estiver cicatrizando;

Evitar esfoliação tópica por 4 semanas.

Sabonete

usar uma loção de limpeza suave para a higiene do local tratado. Enxaguar com água fria.

Proteção Solar

Evitar a exposição solar após o tratamento. Idealmente o filtro solar deve ser usando após as primeiras 48hs, aplicando-o de 3 em 3 horas; nos primeiros dias, o melhor é usar um filtro solar físico, pra evitar irritação da pele.

Hidratante

Aplicar pomada oclusiva várias vezes ao dia para prevenir o contato direto entre o tecido tratado e o ar durante o processo de cicatrização.

Calmante

Se houver sensação de queimação, pode-se fazer compressas frias de chá de camomila ou borrifar água termal.

Anti-inflamatório

Se a pele ficar muito irritada, pode-se aplicar creme corticoide nos locais de irritação.

Antiviral

Recomenda-se o uso de antiviral iniciado no dia anterior, e mantido até 5 a 7 dias após o procedimento, a fim de se evitar infecções por herpes vírus.

Lembre-se: ressecamento, vermelhidão e inchaço são comuns e desaparecem gradativamente. Siga essas orientações para ter um pós procedimento tranquilo e com menos efeitos indesejados.

TIRE SUAS DÚVIDAS