PREENCHIMENTO CUTÂNEO

PREENCHIMENTO CUTÂNEO

 

O preenchimento cutâneo refere-se à aplicação de uma substância, mais comumente ácido hialurônico, em sulcos e locais de perda de volume, que ocorre com o processo natural de envelhecimento.

O ácido hialurônico é um componente natural da derme da pele. A aplicação do preenchedor sob a área deprimida diminui a sua profundidade, o que suaviza as rugas e dá volume e contorno natural de aparência mais jovem.

O preenchimento contribui para a sustentação de regiões importantes da face, para a redução da flacidez, e também adiciona volume tanto para regiões com perdas ósseas e de gordura, que ocorrem com o processo natural do envelhecimento, como para as linhas e sulcos do rosto. Geralmente a aplicação apresenta resultados imediatos, que devem ser repetidos após um período, dependendo do produto utilizado. Alguns preenchimentos podem ser feitos em conjunto com outros tratamentos de rejuvenescimento, de acordo com a avaliação e recomendação de sua dermatologista, que irá planejar o tratamento mais adequado às suas necessidades e expectativas.

É dividido em:

  • Preenchedores não permanentes: utiliza ácido hialurônico, um dos produtos mais seguros para a realização do procedimento, por ser um componente natural de sua pele. Sendo assim, não causa alergias nem rejeições. Com o tempo, o organismo vai assimilando este material, por isso, são necessárias novas aplicações;

Atualmente, existem diversos tipos de preenchedores à base de ácido hialurônico, que se moldam perfeitamente em cada região do rosto, gerando um resultado muito natural.

  • Preenchedores semi-permanentes: possuem maior durabilidade. Exemplos são hidroxiapatita de cálcio e ácido L Polilático.
  • Preenchedores Permanentes: são representados pelos silicones, polimetilmetacrilato e poliacrilamida.

Apesar do caráter definitivo dessas substâncias, isso não se traduz em resposta clínica definitiva, nem tampouco em satisfação definitiva dos pacientes, pois o processo natural do envelhecimento continua causando alterações estruturais que não serão acompanhados pelo produto, tornando-o mais proeminente e gerando efeitos inestéticos

PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

O processo de envelhecimento é complexo e não ocorre apenas na pele, acontece também na gordura, ossos, músculos e ligamentos. Isto resulta em redução do volume da face, o que altera as convexidades típicas de uma aparência jovem. Assim, os lábios se afinam, aparecem os sulcos nasolabiais, o os sulcos labiomentonianos (bigode chinês), surgem olheiras ( decorrentes da diminuição do volume das regiões abaixo dos olhos ),diminuem-se as maçãs do rosto e há perda do contorno da face.

O tratamento para rejuvenescimento facial mudou do simples apagamento de rugas e estiramento cirúrgico para um enfoque no qual se procura restabelecer o volume e contorno facial.

Aplicação

O preenchimento cutâneo é feito em consultório médico . É aplicado um anestésico tópico, devendo permanecer no local por cerca de 1 hora, para minimizar a dor durante o procedimento. Após, os locais de injeção serão limpos com um agente antibacteriano. A aplicação é rápida, com injeções locais, através do uso de finas agulhas ou preferencialmente cânula.

Onde é feito

Reposição do volume da maçã do rosto. Correção do sulco nasolabial e do bigode chinês. Volume e definição dos lábios. Suavização das rugas periorais. Melhora das olheiras. Melhora do contorno do rosto. Aumento do volume do queixo. Rejuvenescimento de mãos

Duração

O tratamento rejuvenesce de forma bem natural. Imediatamente após o procedimento já é possível notar a melhora da região tratada. A duração do preenchimento com ácido hialurônico varia de acordo com a área tratada e o preenchedor utilizado, podendo durar cerca de 12 a 18 meses quando utilizados os preenchedores mais densos, variando de acordo com características individuais do paciente (emagrecimento, idade, estilo de vida e metabolismo)

Recuperação

Preenchimentos cutâneos são práticos e não exigem que você tenha um período de inatividade. Mas é importante tomar alguns cuidados, como não esfregar ou apertar a área tratada para não movimentar o material. Hematomas e inchaços podem aparecer, mas somem em poucos dias. Devem-se evitar esforços físicos por um período de 24 horas. A face é uma região extremamente vascularizada e inervada, e a rede de artérias e veias comunicam-se com o nosso Sistema Nervoso Central. Por isso você deve realizar esse procedimento com um profissional extremamente capacitado, que saiba muito anatomia local. O risco mais temido deste procedimento é a oclusão arterial por infusão de preenchedor dentro de um vaso. Essa é uma situação de emergência, que deve ser tratada imediatamente, para minimizar possíveis sequelas.  Hematomas e inchaços podem ocorrer normalmente.  Por isso você deve realizar o procedimento o profissional que tenha o treinamento adequado, o dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Assim você pode ter o resultado que você quer, minimizando os riscos e realizando o procedimento com toda a segurança.

Resultados

TIRE SUAS DÚVIDAS