PSORÍASE

A psoríase é uma doença relativamente comum, que pode aparecer e sumir periodicamente. Suas causas são incertas, mas podem ter relação com o sistema imunológico, interações com o meio ambiente e uma fragilidade genética.

Ocorre quando células que deveriam proteger o organismo atacam as células da pele. Com ambas as células mortas, são formadas manchas espessas e escamosas, que só é removida através de tratamento.

Caracteriza-se principalmente por manchas vermelhas com escamas brancas ou prateadas, pele ressecada/rachada, coceira, queimação e dor.

Existem diversos tipos desta doença:

– Em placas ou vulgar: forma placas secas, avermelhadas com escamas, que coçam e podem causar dor;

– Ungueal: afeta mãos, pés e unhas, causando um crescimento anormal que pode descolar ou esfarelar;

– Couro cabeludo: áreas avermelhadas com escamas após coçar, com flocos de pele que se parecem com a caspa;

– Gutata: causada por infecções bacterianas, com pequenas feridas no tronco, braços, pernas e couro cabeludo;

– Invertida: atinge áreas úmidas (axilas, virilha, áreas genitais) com manchas inflamadas e vermelhas;

– Pustulosa: manchas que podem surgir até por todo o corpo, com o surgimento de bolhas de pus;

– Eritodérmica: manchas por todo o corpo, causada por queimaduras, infecções ou outros tipos de psoríase não tratadas;

– Artropática: causa também fortes dores nas articulações, podendo causar rigidez progressiva.

Em casos leves, o tratamento acontece com a hidratação da pele com medicamentos tópicos nas regiões afetadas. Em casos moderados, o tratamento é feito com exposição à luz violeta. Já em casos graves, são recomendados medicamentos por via oral ou injetáveis.