COMO CUIDAR DE SUA PELE NO VERÃO

COMO CUIDAR DE SUA PELE NO VERÃO

O verão é a estação mais quente do ano, e os cuidados com a pele são fundamentais. Siga as nossas dicas para proteger sua pele de queimaduras, manchas, câncer de pele, envelhecimento precoce entre outros danos!

  1. Roupas e acessórios
  • Além do filtro solar (nosso de todo dia), no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois  retêm cerca de 90% das radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%.
  • Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão).
  • As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.
  • Óculos de sol são de extrema importância, pois previnem catarata e lesões de córnea.
  • Não se esqueça do protetor labial! Os lábios também sofrem com a radiação solar
  1. Filtro solar
  • Aplique o filtro solar diariamente. Na praia ou piscina, deve ser utilizado, de preferência, Fator de Proteção Solar ( FPS) 30 ou superior.  Reaplicar a cada 2 horas, ou após cada banho de mar e transpiração excessiva, como prática de atividades físicas.  No dia-a-dia, pode ser reaplicado a cada 4 horas.
  • O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva.
  • Não se esqueça de aplicar também em mãos, nuca, orelhas e pés.
  • Atenção às cicatrizes! Elas podem ficar mais escuras com o sol. Aplique nelas protetor solar ou adesivos e esparadrapos para protege-las.
  • No couro cabeludo, para quem tem pouco cabelo, uma dica bacana é aplicar os filtros solares em spray.

Para aqueles que possuem os cabelos longos, o silicone para cabelos  é um produto que ajuda a proteger do sol, vento e maresia

Em criançasinicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele sensível da criança, de preferência os filtros físicos. Você pode pedir orientação a um pediatra ou a um dermatologista sobre qual o melhor tipo para cada caso.

É preciso que as crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.

Se você tem pele negra…

As pessoas de pele negra têm uma proteção “natural” da pele, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem esquecer da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.

  1. HÁBITOS DIÁRIOS
  • Hidrate-se. Abuse da água, suco de frutas, água de coco. No verão perdemos muito líquido com a transpiração
  • Aplique um bom hidratante em todo o corpo após o banho. Isso vai ajudar a manter sua pele hidratada e evitar o ressecamento
  • Coma  alimentos que podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Estes contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.
  • Evite gorduras, carboidratos em excesso e sal. Prefira carnes e peixes grelhados, alimentos crus e cozidos. Frutas e legumes com alto teor de água e com baixo teor de carboidratos e muitas fibras também são muito comuns nesta época. Aposte nestes alimentos para ajudar na hidratação do corpo, prevenir doenças e os sinais do envelhecimento.
  • Evite banhos longos, muitos banhos por dia, água quente e uso de buchas. Isso pode ressecar ainda mais a sua pele

Com essas dicas , você poderá aproveitar a estação mais quente do ano sem ter aquelas indesejáveis “surpresas” após  um dia de muito sol e sem colocar a saúde em risco!

TIRE SUAS DÚVIDAS