DERMATITE DE FRALDA

A dermatite de fraldas, também chamada de assadura, é uma inflamação de pele causada, principalmente, pela umidade e pelo contato prolongado com substâncias presentes na urina e nas fezes do bebê.  O uso de pós, óleos, sabões e pomadas irritantes agravam o quadro clínico.

Frequentemente, podem haver infecções secundárias por fungos e bactérias locais.

Para prevenir as assaduras, uma série de cuidados são necessários, tais como:

• A troca frequente de fraldas, a cada 1 a 3 horas, é essencial para o tratamento, para evitar o contato da urina com a pele. As fraldas com fezes devem ser imediatamente trocadas.
  • A limpeza da urina na área da fralda pode ser feita com água morna e algodão, sem recorrer a sabonetes. Para as fezes, sabonetes brandos são recomendados. O uso de lencinhos umedecidos pode ser útil somente em situações de locomoção. Deve-se sempre ter em mente que eles contêm sabões, e que, o contato continuado com a pele, pode lesar a barreira cutânea, provocando dermatite de contato. Caso a pele esteja irritada, deve-se evitar o uso dos lenços umedecidos.

Idealmente, um bebê com dermatite de fralda deve ter períodos de descanso sem fralda, expondo a pele danificada ao ar, reduzindo o tempo de contato entre a pele e a urina, fezes, umidade e outros irritantes;

• É recomendável o uso de fraldas descartáveis, superabsorventes e respiráveis, em vez de fraldas de pano. As fraldas descartáveis superabsorventes são as que possuem maior capacidade de manter seca a área da fralda , reduzindo a frequência de dermatite de fraldas;

TRATAMENTO

Na dermatite de fralda leve a moderada, o uso de cremes de barreira contendo óxido de zinco e/ou petrolato geralmente são suficientes. Esses cremes protegem a pele do contato direto da urina e das fezes. Outras aplicações tópicas úteis incluem pomadas de vitamina A e D, dexpantenol e solução de Burow, uma mistura de acetato de alumínio na água. Formas mais graves com sinais clínicos de infecções secundárias requerem atenção médica com diagnóstico cuidadoso e tratamento terapêutico;