NEVOS DISPLÁSICOS

NEVOS DISPLÁSICOS

 

Nevos displásicos são pequenas manchas marrons, normalmente chamadas de pintas; geralmente são maiores do que os nevos comuns e podem apresentar irregularidade do formato ou coloração. Dessa forma, podem ser muito parecidos com um melanoma inicial.

Pessoas com estes tipos de nevos costumam ser mais suscetíveis ao surgimento do melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

O diagnóstico é feito pelo dermatologista, através da dermatoscopia, exame em que se utiliza uma lupa com luz polarizada e não polarizada, através das quais é possível identificar as estruturas que compõem o nevo. Quando existe dúvida se a pinta é um nevo atípico ou um melanoma inicial, deve ser realizada a remoção cirúrgica da mesma para biópsia e confirmação diagnóstica.

A prevenção sempre é a melhor medida. Além disso, a detecção precoce do câncer de pele traz altas chances de cura! Por isso, o ideal é adquirir hábitos saudáveis e seguir as recomendações sobre fotoproteção da SBD:

Usar chapéus, camisetas e protetores solares.

Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).

Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As feitas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

Observar regularmente a própria pele, à procura de lesões suspeitas.

  • Consultar o dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

TIRE SUAS DÚVIDAS